Trajes Tradicionais Portugueses

Aqui estão alguns dos tipos de Trajes Tradicionais Portugueses, espero que gostem, obrigado.

Seguidores

sábado, 5 de junho de 2010

Minho

A dança padrão do Alto Minho é o «Vira» que apresenta várias modalidades: Gota, Vira Minhoto, Chula Minhota (Vira do Norte), Fandango Serrado, Serrinha, Vira Velho, Vira de S. Martinho da Gandra, Picadinho (com analogias com o Fandango do Ribatejo), Vira de Santa Marta de Portuzelo, Rosinha de Afife, Rosinha da Serra de Arga e Salto do Soajo.

A dança padrão do Baixo Minho é o «Malhão» e seus derivados: Malhão de Roubar, Malhão Cruzado, Malhão do Souto, Vareira, Lima, Sapatinho, Malhão de Barcelos e Valentim. Outras danças: Regadinho (Braga), Vira Velho de Vila Verde, Vareira de Barcelos, Vira Afandangado e Chula.

O minhoto, dado o alto grau de emigração típico da região, baila danças que não são de origem minhota e às quais imprime sabores do «vira», do «malhão» e até da «chula minhota» como por exemplo: o Pretinho, o Regadinho, o Verde-Gaio, o Pai Ladrão, a Tirana, o Velho, a Saia Travadinha, o Baile da Carrasqueira (dança em cadeia), o Manuel (dança-aos-pares, de Braga e dos arredores do Porto), o “Se Quisera Amores” (dança em cadeia), a Ciranda (dança em pares), o “Escolher Noivo” e o Fandango nortenho.